Exército do Brasil oferece 1.250 vagas para curso de Formação de Sargentos

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) do Exército do Brasil abre inscrições para Processo Seletivo aos Cursos de Formação de Sargentos 2009-10, na Área Combatente / Logística-Técnica, Área Aviação e Área Música.

Sobre as inscrições:

A solicitação de inscrição será efetuada pela Internet, através do endereço eletrônico www.esa.ensino.eb.br, de 16 de junho a 15 de agosto de 2008.
O valor da taxa de inscrição para o presente Concurso será de R$ 70,00.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

Nível Médio: Combatente Logística-Técnica: Infantaria (340), Cavalaria (125), Artilharia (105), Engenharia (105), Comunicações (100), Intendência (100), Topografia (20), Material Bélico - Auto (150), Material Bélico - Armamento (50), Material Bélico - Mecânico Operador (15), Manutenção de Comunicações (65); Aviação: Aviação - Manutenção (20), Aviação - Apoio (5); Música: Tuba (9), Saxhorne (3), Trombone (3), Trompete (6), Saxofone (10), Clarineta (10), Flauta (3), Trompa (3), Fagote (3).

Sobre a realização das Provas:

O candidato inscrito poderá imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição, acessando o endereço eletrônico, entre os dias 30 setembro e 31 de outubro de 2008.

O Exame Intelectual será realizado no dia 16 de novembro de 2008 (domingo), com início às 9h00 e término às 13h00 (hora de Brasília), devendo o candidato chegar ao local, antes do horário do fechamento dos portões de acesso (ou similares) ao local do exame, que será às 8h00 - horário de Brasília;

Este exame versará sobre os assuntos de: 1ª parte - Matemática (questões objetivas); 2ª parte - Português (questões objetivas); 3ª parte - Português (questão discursiva - redação); 4ª parte - História e Geografia do Brasil (questões objetivas); e 5ª parte - Teoria Musical (questões objetivas), para os candidatos da Área Música;
A entrega dos documentos comprobatórios para análise de títulos será efetuado no período de 16 a 27 de fevereiro de 2009, na Organização Militar Sede de Exame (OMSE).
No dia 6 de abril de 2009, será publicado no site da EsSA, o resultado final do Concurso de Admissão.

Os candidatos convocados para as Áreas Combatente / Logística-Técnica e Música e OMSE deverão se apresentar nas OMSE, dos candidatos das áreas Combatente / Logística-Técnica e Música para realizarem a IS, inclusive os candidatos da majoração convocados; e os da Área Aviação e CAvEx, deverão se apresentar no CAvEx, dos candidatos da Área Aviação, para realizarem a IS Epcf., no período de 13 a 17 de abril de 2009.

A matrícula para os candidatos aprovados, classificados nas vagas e habilitados, nos diversos CFS, será no dia 8 de junho de 2009.

O curso Básico acontecerá no período de 8 de junho a 29 de janeiro de 2010, nas OMCT - Organização Militar Corpo, localizada nas cidades de Alegrete-RS, Altamira-PA, Blumenau-SC, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Jataí-GO, Juiz de Fora-MG, Jundiaí-SP, Pouso Alegre-MG, Recife-PE e Rio de Janeiro-RJ.

Os cursos do Período de Qualificação serão realizados de 1º de fevereiro de 2010 a 26 de novembro de 2010, nos Estabelecimentos de Ensino, localizados em Três Corações-MG, Rio de Janeiro-RJ e Taubaté-SP. As Qualificações Militares Singular, será para Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Manutenção de Comunicações, Material Bélico-Manutenção de Viaturas (MB-Mnt Vtr), Material Bélico-Manutenção de Armamento (MB-Mnt Armto), Material Bélico-Mecânico Operador (Mat Bel-Mec Op), Topografia, Intendência, Música, Aviação-Apoio e Aviação-Manutenção.

A Validade do Concurso Público será apenas para o ano ao qual se referir à inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do respectivo edital de abertura do concurso e encerrando-se na data de publicação do edital do resultado final (homologação).

Nenhum comentário: